O projeto CentOS disponibilizou a nova versão do sistema operacional CentOS 9 Stream compatível com as arquiteturas 64-bit x86 (x86_64 v2+), 64-bit ARM (AArch64), IBM Z (s390x Z14+), e IBM POWER (ppc64le POWER9+). A versão 9 foi desenvolvida em parceria com o time de engenharia da Red Hat e tem o código baseado no Red Hat Enterprise Linux (RHEL 9).
Faça o download da ISO aqui mesmo no Guia Linux.
Depois de fazer o download da ISO, que tem o tamanho aproximado de 7.8GB, é necessário gravar a ISO no pendrive para fazer o boot pela USB no computador que vamos instalar.
O processo de gravar a ISO no pendrive você pode aprender nesse guia Como criar pendrive bootável com Balena Etcher no Debian 11 Bullseye.
Após criar seu pendrive bootável vamos iniciar a instalação.
1 – Boot com pendrive
Para iniciar o instalador do CentOS 9 no modo gráfico, selecione a opção Install CentOS Stream 9 e aguarde.

2 – Definindo o idioma do instalador
Como a maioria dos instaladores de outras distribuições, você pode definir o idioma que deseja utilizar durante todo o processo de instalação. Na caixa da esquerda, navegue até encontrar a opção Português, e na caixa da direita seleciona Português (Brasil). Continuar

3 – Tela principal do instalador do CentOS
Depois de definir o idioma, veremos a tela principal do instalador.

4 – Fuso horário do nosso sistema CentOS
O próximo passo é definir o horário do nosso sistema CentOS, na opção Região procure por Américas e na opção Cidade, escolha a que apresenta o horário adequado para sua realidade. Pronto

5 – Senha root do CentOS
Defina uma senha complexa para o usuário root do sistema, confirme digitando a senha no campo Confirmar. Se você tiver a necessidade de liberar o serviço SSH para acessar seu sistema remotamente, marque a opção Permitir login SSH root com senha. Pronto

6 – Programas do sistema CentOS
Nesse ponto, é importante avaliar qual opção fica melhor para você.
- Server with GUI – Instala a versão básica do sistema operacional, incluindo serviços para você ter um servidor de rede, com interface gráfica.
- Server – a mesma opção anterior, mas sem interface gráfica, apenas terminal.
- Minimal Install – Instalação mínima do sistema para que você instale os demais softwares pela internet através do YUM.
- Workstation – Instalação focada nos usuários de computadores ou notebooks, é a opção para você que vai usar o CentOS diariamente no seu equipamento.
As outras opções são bem específicas, podemos desconsiderar nesse momento.
Para esse guia, vamos seguir como os programas para Workstation, pois estamos instalando o CentOS para ser nosso sistema operacional de trabalho no dia a dia.

7 -Disco para instalação
Escolhemos qual disco será instalado, se tiver mais de um disco, tenha cuidado para selecionar o correto, esse processo leva a perda dos dados.
Nesse guia utilizamos um disco de 20GB, selecionamos e continuamos. Pronto

8 – Configuração de hostname e rede
Defina um nome para seu computador na rede, no campo Nome do host e clique em Aplicar. Para ativar a placa de rede, clique na opção de habilitar, nessa tela precisamos fazer apenas essas configurações. Pronto

9 – Instalado o CentOS
Com as configurações feitas de Teclado, Idioma, Fuso Horário, Programas, Disco e senha padrão, voltamos a tela principal do instalador e podemos clicar em Iniciar a instalação

10 – Progresso do Instalador
O instalador começa a instalação dos softwares e configurações que selecionamos, isso pode demorar alguns minutos dependendo do seu hardware.

11 – Instalação Completa
Minutos depois, recebemos a mensagem de que nosso sistema foi instalado com sucesso e podemos reiniciar o computador.

12 – Primeira Inicialização
Já podemos ver o GRUB em ação, ele foi instalado e exibe o CentOS 9 e o modo recuperação do sistema, apenas parte Enter na primeira entrada.

13 – Primeiro Acesso
No primeiro acesso, o CentOS apresenta uma tela configuração que se resume em definir questões de privacidade e criação de um usuário sem permissão administrativa. Clique em Iniciar as definições.

14 – Privacidade
Uma questão pessoal, definimos se queremos ou não permitir que aplicativos utilizem recursos de geolocalização.

15 – Criando seu usuário
Como as outras distribuições e por motivos de segurança, você precisa criar um usuário padrão, esse usuário não terá permissão administrativa. Quando tiver necessidade de permissões administrativa, utilize o usuário root com o comando sudo ou su.

16 – Defina a senha do usuário
Defina uma senha complexa para o seu usuário padrão.

17 – Tudo Pronto
Configurações feitas, agora podemos começar a utilizar nosso novo sistema operacional CentOS 9 Stream.

18 – CentOS 9 Desktop

Espero que aproveite seu sistema operacional.